RSS

sábado, 28 de novembro de 2009

PROCESSO DE MUDANÇA INTERIOR

Wilson Martins


Ministramos cursos de desenvolvimento humano como: Oratória, Humanização, Relações interpessoais, Organização, Disciplinas, Métodos, Memorização, Leitura Dinâmica e outros isto já há doze anos, em todos estes cursos e palestras induzo as pessoas a mudarem, transformarem suas vidas. Vejo erroneamente pessoas sinceras e profundamente religiosas orarem, pedindo a Deus que mudem suas vidas.
Entendo que às vezes sonhamos com situações mágicas de mudanças de vidas, na realidade não gostamos de sacrifícios, queremos um milagre e não o trabalho disciplinar metódico de mudanças de hábitos.
Deus seria injusto se mudassem vidas de pessoas que somente “oram” e não se esforçam, é preciso querer, se disciplinar, aprender e reaprender novos métodos todos os dias.
Há pessoas que me procuram querendo fazer o curso de oratória A Arte de Falar em Público com expectativas da noite para o dia se transformarem em oradores, quando conhecem a técnica e descobre que o “o orador aprende a vida inteira” ficam desanimadas, querem o “Shazam”! Rápido, imediatamente, às vezes ficam frustradas de ver que na realidade é o exercício na atividade que nos aprimoram e nos tornam profissionais melhores.
A maioria das pessoas frequentemente sente que suas heranças são o seu destino. Vão vivendo suas vidas sem expectativas. Há três tipos de pessoas:
1) As que ficam como espectadoras, assistindo passivamente os acontecimentos de suas vidas, pois se sentem impotentes, reféns diante da vida;
2) As que se revoltam, vivem se queixando, entrando no vitimismo, culpando e responsabilizando as pessoas, os fatos e a vida pela sua infelicidade;
3) As que fazem as coisas acontecerem, ou seja, não ficam remoendo o passado, culpando ou responsabilizando as pessoas, os fatos ou mesmo adotando uma postura fatalista, conformista diante dos insucessos da vida.
Em vez disso, transformam problemas em oportunidades e na solução e não no problema e na crise. São honestos consigo mesmos, deixando as experiências velhas de lado para adquirir novas, procurando sempre aprender com os seus erros. Desaprendem o que lhes ensinaram errado, buscam reconhecer suas falhas e imperfeições buscando se lapidar.
Não entram na onipotência (Sou capaz de tudo) e nem na impotência (Não sou capaz de nada), mas na potência (Sou conhecedor das minhas possibilidades e limitações). Sentem-se, portanto, potentes e não onipotentes ou impotentes diante da vida. São essas pessoas que fazem a diferença, que buscam transformar suas vidas.

Ensinamos isto, vivemos isto vinte e quatro horas por dia.

Wilson Martins
www.wilsonmartins.com.br

Estudar a distância, por quê?

Wilson Martins

O Brasil caminha a passos largos em direção ao futuro, como todas as nações da terra sabemos que a velocidade é uma necessidade, antigamente dizíamos que “a pressa é inimiga da perfeição”, hoje a globalização derrubou este conceito, ou seja; necessitamos de velocidade em tudo o que fizermos, bem como a qualidade de produtos e serviços.
O brasileiro está com pressa e definitivamente quer ganhar tempo, estar adaptado, antenado e pronto para os futuros desafios que virão, não vejo outra maneira a não ser o ensino à distância, dado as dimensões continentais desse imenso Brasil.

No Brasil temos a referência do ensino a distância via correios do Instituto Universal Brasileiro e Instituto Monitor, a nível global o ensino a distância iniciou-se na Inglaterra do Séc. XIX, veiculada pelos correios. Até os dias de hoje, muitas críticas continuam se referindo aos conteúdos “resumidos” do ensino a distância e à “falta de contato pessoal”. Tais argumentos desconsideram as pesquisas para a evolução da tutoria à distância e das ferramentas de interação, o uso da linguagem dialógica e muitos outros aperfeiçoamentos pedagógicos e tecnológicos voltados para a elaboração de cursos de qualidade.

Ouvimos conceito antigos que ensino de qualidade é só presencial. E o ensino a distância? Como saber se determinado curso a distância é bom? Como avaliar os seus custos? E, o principal, será que você está preparado para este desafio? Estas são as questões que refletiremos juntos, do ponto de vista que realmente importa – o seu.

O aluno precisa de uma conexão com a internet e um computador, que está cada dia mais acessível. Para que as inteirações entre professores e alunos sejam eficazes, microfone e câmeras são essenciais.

Temos a falsa percepção de que a seja mais fácil do que a educação presencial. A conveniência de o aluno estipular seus horários, um dos grandes trunfos do ensino a distância, não é bem assim: ou você se organiza no tempo (com horários flexíveis, porém constantes) e no espaço (com o imprescindível-e-quase-impraticável local de estudo apropriado), ou as atividades e os prazos se acumulam impiedosamente.

Se o aluno é uma pessoa muito ocupada ou viaja demais, pode otimizar melhor o seu tempo ao fazer um curso livre a distância. Com um computador e uma conexão à internet ele está na sua sala de aula virtual.

E “a barreira da timidez?” Não há menor inibição em levantar uma dúvida em uma sala de bate-papo na internet. Mas levantar a mão em uma sala de aula é um ato hercúleo para muitas pessoas.

A internet é onipresente, o fato de os cursos estarem disponíveis em qualquer localidade do globo, 24h por dia, torna o conhecimento acessível a uma quantidade maior de pessoas.

Outra vantagem é que não existem agendas fixas nas classes on line. Os estudantes podem completar seus trabalhos e provas quando estão prontos. Se suas tarefas forem feitas até o fim do bimestre, estará tudo bem. As provas podem ter que ser feitas em uma semana depois de anunciadas, mas os estudantes ainda poderão escolher quando eles querem fazê-las. Eles podem revisar sua matéria até que sintam que estão prontos para realizar as tarefas, trabalhos ou fazer suas provas.

Outra ferramenta importante é o Chat que possibilita o tirar dúvidas instantaneamente ou em horários diários pré-combinado, onde o aluno e o instrutor interagem entre si através do Chat e com o restante da turma, pois através de exercícios, relatos e troca de experiências é que se constrói um sólido conhecimento.

Há ainda vantagens que não se pode desprezar quando se fala de valores por algo intangível - que não se pode tocar como o conhecimento, todos nós podemos ficar apreensivos. Será que este valor é o justo? Ao final, o aluno verá que os benefícios e conquistas do seu dia-a-dia irão compensar bastante o seu investimento.

Casos de dúvidas referentes ao material didático, o tutor auxilia o aluno. Todas as dúvidas serão esclarecidas. O usuário ainda conta com material de apoio, como: artigos, dicas de livros e muito mais.

Estudar a distância é se projetar para o futuro!

Temos excelentes cursos a distância, a partir de R$ 20,00.

Após a conclusão do curso receba o certificado em casa.


Wilson Martins
www.wilsonmartins.com.br

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Curso: Caro é o que não tem valor para o cliente!

É caro! Ouvimos esta exclamação todos os dias. Na realidade caro é o que não tem valor para o Cliente.

Se o atendente tiver habilidades para despertar as necessidades do cliente...