Gerenciar pessoas é uma tarefa difícil, não impossível. Para isto o líder deve ser um exemplo em tudo: Disciplina, Organização, Estratégia, Visão de Futuro etc. Ele deve liderar motivar, inspirar, encorajar pessoas a saírem da mesmice e fazer diferente, não diferente por diferente; mas sim fazer a diferença no sentido de prover resultados positivos a curto e em longo prazo para a organização.
Os modelos de liderança do passado não mais funcionam, precisamos inovar neste sentido, a liderança no passado era assim:
Líder do Passado
• Ser e se firmar como líder
• Controlar as pessoas com poder absoluto
• Centralizar a autoridade
• Estabelecimento de objetivos
• Dirigir com regras e regulamentos inflexíveis
• Confrontar e combater indisciplinas
• Mudar apenas por necessidade e crise
• Ter um enfoque eu e meu departamento centralizador.
O líder atual age assim:
Líder do Presente e Futuro
• Ser um coach, incentivador e facilitador
• Empowerment
• Distribuir a liderança o máximo que puder
• Conciliar visão e estratégia
• Guiar com valores compartilhados sempre
• Colaborar e unificar a equipe
• Ter um enfoque mais amplo com visão de futuro
• Ter estratégia da empresa para o cliente.
Então antes de gerir pessoas o líder tem que se conhecer melhor, aprimorar e estar apto para lidar com elas e suas individualidades.
O Líder deve aprender a abster-se de críticas. Nós somos rápidos em apontar a alguém quando cometer um erro. Às vezes nos esquecemos de reconhecê-los quando eles fazem algo certo. Isto é primordial para o desenvolvimento deste modelo de líder inspirador.
Não é o suficiente reunir seu grupo fora do local de trabalho e dar um churrasco, jogar uma pelada ou dar uma festa.
Se você quiser edificar uma equipe para o trabalho, você tem que mostrar aos membros da equipe que o modelo novo irá beneficiá-los pessoalmente.
Um dos pontos chaves sobre a construção de equipes no local de trabalho é a falta de bons exemplos. Aqui estão uns tópicos interessantes, observe:
- Aja de acordo com o que prega;
- As reuniões devem ser organizadas e produtivas.
- Disciplina é a ponte que liga o que se deseja às metas.
- Seja pró-ativo.
- Tenha e demonstre estratégias inovadoras.
- Tenha e demonstre visão de futuro.
- Aprenda a escutar o outro.
- Pratique a empatia.
- Melhore sua comunicação em 98%.
Antes de gerir pessoas deve naturalmente captá-las, selecioná-las e por último treiná-las de acordo com as normas internas e posicionamento no presente e aspirações de desenvolvimento futuro da empresa.
Considerando o modelo de vida em que vivemos no planeta e as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho e nas relações empresa/funcionário, as organizações precisam ter talentos com estratégias claras, sustentadas por uma gestão compartilhada. Lidera-se através de perguntas e não de respostas, para isto deve-se criar um laço estreito entre todos os níveis de relacionamento, tanto interno como externo, do quadro funcional até os clientes e fornecedores. O principal modelo de gestão de pessoas atualmente é a gestão por competências devido à importância da participação do RH e dos gestores na gestão por competências, é necessário trabalhar no desenvolvimento de verdadeiros líderes.
A palavra competência, tem origem no latim competentia e significa a qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa, capacidade, habilidade, aptidão e idoneidade.
A Gestão de Competências Pessoais visa instrumentalizar o departamento de Recursos Humanos e Gestores das empresas para realizar Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, com foco, critério e clareza. As ferramentas da Gestão por Competências são totalmente alinhadas às atribuições dos cargos e funções de cada organização.
Através de um estudo e Mensuração por Competências são identificadas às competências comportamentais e técnicas (CHA) que são na como se vê na ordem:
1. Competências;
2. Habilidades e,
3. Atitudes.
É um tripé com posicionamento definitivos e necessários para a execução das atividades de um cargo/função e mensurado o grau ideal para cada grupo de competências para que uma pessoa que assuma o cargo/função atinja os objetivos da empresa.
O estudo (Mapeamento) e Mensuração por Competências são à base da Gestão por Competências, portanto, deve-se tomar muito CUIDADO com as metodologias subjetivas existentes no mercado, baseadas no acho e não acho gosto e não gosto pode e não pode, o ideal seria etc. Essas metodologias promovem grandes equívocos na obtenção do perfil ideal do cargo.
Devemos assim começar naturalmente pela seleção de pessoas e suas competências individuais, através desta realizamos a entrevista visando o comportamental, interessando em identificar de forma objetiva se o candidato possui atributos ideais para a vaga do emprego.
Na Avaliação por Competências pessoais identificaremos se o perfil comportamental e demais habilidades técnicas deste possível colaborador está alinhada ao perfil que buscamos perfil este exigido pelo cargo pretendido.
É importante a organização ter uma cultura de Desenvolvimento por Competências, este deverá ser atualizado com profissionais capacitados, assim potencializaremos as habilidades pessoais de cada colaborador.
Tendo esta cultura iremos fazer:
- Desenvolvimento de habilidades interpessoais
√ - Autopercepção e percepção do outro
√ - Trabalhando as diferenças individuais
√ - Estilos interpessoais X relacionamento produtivo
√ - A importância da empatia
√ - Utilizando o feedback de forma produtiva
√ - Administrando conflitos com assertividade.
Desenvolver a comunicação
√ - Características do processo de comunicação
√ - Elementos para uma comunicação excelente
√ - Barreiras: como vencê-las
√ - Compreendendo as necessidades de comunicação dos subordinados
√ - Melhorando a comunicação com a equipe.
Delegação: como obter o melhor da equipe
√ - Delegação ou designação?
√ - O que delegar
√ - Etapas da delegação eficaz
√ - Treinando e acompanhando o colaborador
√ - Delegação X motivação X produtividade.
Gerenciar competências é habilidade que o administrador deve adquirir para ter e obter sucesso na entidade, empresa ou vida pessoal.
Quer saber mais sobre Gestão de Competências? Entre em contato conosco.
Wilson Martins
www.wilsonmartins.com.br
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
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