Wilson Martins
Nós ministramos curso de humanização da saúde com a idéia de conscientizar quem faz atendimento para que pratique a empatia sempre.
A cultura organizacional institucionalizada no nosso país em alguns hospitais e clínicas de saúde, não vê o paciente como ser humano livre e portador de sentimentos e emoções. Na maioria das vezes é o paciente que se mostra solidário com o pessoal que atende, e, evita até pedir-lhe o que necessita, para não “sobrecarregá-lo”, tirando-os de sua “rotina”, ou seja, tem vergonha de estar “incomodando” as pessoas que trabalhem em uma unidade de saúde.
Hospitais se preocupam mais em discutir sobre novas tecnologias e enquanto políticos adoram inaugurar centros, postos de saúde e maternidade com objetivos de explorar estes feitos politicamente, discutem sempre o orçamento financeiro, o fluxo de caixa, construção de novas instalações, otimização do uso dos leitos do que melhorar o atendimento ao paciente. Também parece que não é preocupação dominante a capacitação das pessoas para a correta realização de seu trabalho, julgando que, se somente se, agir tecnicamente correto é condição necessária e suficiente para garantir a satisfação do cliente. Deveria ser uma preocupação constante o humanismo.
O humanismo deveria ser um dogma, ou seja, uma doutrina a ser seguida por todos que tem esta missão sagrada de cuidar do outro, olhar o outro, aliviar dores e sofrimentos através de uma comunicação eficiente e empática.
A comunicação é elemento essencial no cuidado prestado à pessoa, funciona como ferramenta essencial para executar o cuidado, pelo qual se pode ser mais humano, mais próximo da natureza ontológica voltada para o cuidar como enfatiza Leonardo Boff em suas palestras. Os seres humanos são sociáveis graças à comunicação, a base de nossas relações.
Para viver no mundo moderno, é necessário lançar mão da comunicação, assim torna-se essencial entender esse instrumento para cuidar das pessoas. Cuidar está associado a comunicar.
A comunicação de quem faz atendimento tem que necessariamente ser excelente!
Wilson Martins
http://www.wilsonmartins.com/
http://www.wilsonmartins.com.br/ (cursos On Line)
E– mail: wmpalestrante@hotmail.com
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário