Às vezes questionamos a organização do outro e buscamos, reclamamos e tentamos nos organizar. Não adianta colocarmos o carro na frente dos bois, só irá acontecer à organização se acontecer na nossa vida hábitos disciplinares diferenciados. Só que para adquirimos disciplina temos que lutar contra nós mesmos, lutar contra a corrente de maus hábitos que nos acompanham praticamente desde o nascer.
O Dalai-Lama nos diz: "Disciplina é um supremo ornamento e, seja usada pelos velhos ou pelos moços, faz nascer apenas felicidade. É perfume por excelência e, ao contrário dos perfumes comuns que só viajam com o vento, seu aroma refrescante viaja espontaneamente em todas as direções. Bálsamo sem igual proporciona alívio às dores intensas da ilusão e do engano.”.
A inserção da Disciplina na nossa vida nos obrigará a termos um comprometimento muito grande com nossas atividades diárias. Desde a hora do acordar - que geralmente é muito cedo - até a hora que vamos deitar e descansar o corpo.
A sensação de realização é o fruto de toda uma dedicação que começa com a disciplina.
É difícil acordarmos mais cedo? Sem dúvida encararmos trânsito engarrafado ou tomar um ônibus cheio é horrível. Disciplinas são atos que devem ser praticados diariamente, não transgredir, não pactuar com o errado o deixa para depois, amanhã eu faço etc.
Temos que parar de encarar o trabalho como um castigo, este bem realizado, feito com excelência, disciplinado é uma fonte constante de prazer e realização.
Eu gosto de trabalhar porque isso me sustenta - Eu gosto de comer adequadamente, vestir-me do mesmo modo e habitar uma casa segura. Sem o trabalho é muito difícil alcançar aquilo que desejamos, e, talvez você pense que nem mesmo com o trabalho se consegue. Depende de quanto e como você é capaz de trabalhar, aliás, tudo depende de onde você quer realmente chegar. Existe uma palavra chamada "acomodação", não sei se você a conhece, eu a conheço, pois já fez parte de minha vida em alguns momentos, foram os momentos estacionários de minha existência.
A indisciplina é a grande mãe do fracasso. O medo é o pai. E o fracasso tem também uma madrinha: a ignorância, em seu sentido amplo. E um padrinho: o planejamento mal feito. Mas, acredite, a indisciplina é a causa mais cruel, pois não perdoa nunca. Coragem, conhecimento e planejamento são importantíssimos para o sucesso de uma empreitada, mas ficam impotentes sem a companhia da disciplina.
Discipline-se! Aprenda a gostar do que faz se não tem como eu “a felicidade de fazer o que gosta”, sua vida será mais suave.
Ainda bem que temos um local para trabalhar e mostrar nossas habilidades, assim nos sentirmos realizados profissionalmente. "Ah! E a recompensa disso tudo?". Não existe uma só; existem várias formas de se sentir "remunerado" por aquilo que realiza. Faça uma reflexão pessoal.
A satisfação de um bom trabalho surge através do sentimento de algo terminado, produzido, concluído de acordo necessidades. A satisfação de todo o labor aparece através do valor recebido no quinto dia útil do mês.
É lógico que só pensamento positivo não basta. O Trabalho organizado e disciplinado traz realização e esta a felicidade. Cada um possui um processo próprio dentro de si. O mais comum de todos é a busca por um objetivo. Podemos dizer que o objetivo em uma visão geral é ser feliz, mas, em uma escala menor, podemos ter em mente algo a almejar, vontade de conquistar, um caminho a seguir. Alguns consideram como um sonho, um desejo, mas que se transforma em uma força que te impulsiona pra frente. Isso, conseqüentemente, pode também ajudar no seu trabalho: um novo projeto, uma nova maneira de se posicionar, um novo curso. São várias as maneiras e fórmulas de se buscar métodos de disciplinas. Procure dentro de você a sua resposta.
O segredo da busca da disciplina é o caminho do meio. Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Trabalhe com profissionalismo, mas se lembre que não é só o trabalho que faz o homem. É muito importante prestar atenção a outras áreas da vida que não sejam só o trabalho. Digo que para sermos felizes, é essencial que estejamos completos, não somente profissionalmente, mas também afetivamente, e em dia com o corpo e a alma. Ou seja, você já gasta nove ou mais horas do seu dia trabalhando; isso já é o suficiente. Dedique as outras horas para descansar, se relacionar, fazer exercícios, ler um livro, escutar uma música. Relaxe. Você, conseqüentemente, terá mais pique e irá encarar com mais leveza seu trabalho.
Disciplina é considerada uma qualidade de comportamento, portanto, algo que pode ser modificado a partir da decisão e da persistência firme de cada um de nós. Disciplina é um regime de ordem. Em outras palavras, é um sistema onde os acontecimentos se processam como previamente determinado. Quando a disciplina está presente, aquilo que foi proposto será executado, não há dúvidas quanto a isso.
Desenvolva suas atividades com garra, prazo, capricho e tente alcançar a perfeição. Isso serve para todos os aspectos de sua vida, seja pessoal ou profissional. As virtudes como honestidade, bom caráter, sinceridade e gentileza serão deslumbradas automaticamente, pois ninguém pode contestá-las. Ninguém pode ir contra a verdade! Nenhuma pessoa pode contestar ou julgar outra se esta estiver do lado correto da vida. Faça uma experiência. Comece agora a praticá-la.
Napoleão Bonaparte acabou sendo derrotado pela sua enorme ambição, mas seu legado de estrategista militar e de homem determinado ainda permanece no imaginário universal. A disciplina era uma de suas forças, e ele era o primeiro a admitir isso, além de procurar incutir essa qualidade em todos os que ele liderava. Acreditava, portanto, que disciplina é algo que se desenvolve.
Wilson Martins
www.wilsonmartins.com.br
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário