A delegação de tarefas com resultados é o fundamento de um estilo de administração que permite que o pessoal use e desenvolva habilidades e conhecimentos até o pleno potencial. Sem delegação, a empresa desperdiçará recursos financeiros e humanos.
Trabalhar em equipe é um dos requisitos essenciais na empresa e do profissional moderno. Delegar tarefas é um método para planejar a divisão do trabalho. Aprender a lidar com a importância de confiar nos colegas de equipe e como evitar a insegurança em delegar tarefas, a melhor forma de planejar o trabalho e sua divisão, como escolher o profissional correto para cada tarefa, avaliar o andamento e dar o retorno ao final do trabalho são dúvidas que perduram durante anos no estilo de administrar de muitos profissionais.
Então, saber delegar é uma das competências mais fundamentais para quem deseja desenvolver profissionalmente - e se manter no topo. O problema é a falta de hábitos ou disciplinas em delegar tarefas ou responsabilidades.
A cultura centralizadora no Brasil é arcaica, burocrática e onerosa, temos que aprender a delegar para aperfeiçoar tempo e recursos. Ou seja, descentralizar seu poder – e transmiti-lo às equipes. Eles acabam dando conta do recado sozinhos pode confiar.
Sou totalmente contrário à centralização, a idéia é construir a cultura da descentralização através da arte de delegar com sucesso.
Todos sabem algo sobre delegação. Alguns de nós já ouvimos sobre isso de berço: "você pode ficar assistindo a tevê... o bebê tem que tomar a mamadeira às... se ocorrer isso faça aquilo... em caso de problema ligue para”...
Autores têm escrito sobre esse assunto há mais de 500 anos; no entanto, poucos realmente praticam corretamente a arte de delegar.
A delegação é o fundamento de um estilo de administração que permite que seu pessoal use e desenvolva suas habilidades e conhecimentos até o pleno potencial. Sem delegação a empresa não terá condições de competir, pois quem ganha mercado no momento não é maior empresa e sim a mais rápida, e atos centralizadores fazem com que a empresa fique pesada, lenta e ineficiente.
Delegação é, fundamentalmente, confiar sua autoridade a outros. Isto significa que eles podem agir e tomar iniciativas independentes; e que eles assumem responsabilidade com você na realização das tarefas. Se algo dá errado, você também é responsável uma vez que você é o líder; o truque é delegar de tal modo que coisas sejam feitas, mas não dêem errado.
A falta de cultura em delegar começa a ser vencido apenas quando os profissionais passam a encarar a delegação como uma estratégia, uma forma de obter os melhores resultados para a organização e para sua própria carreira.
Quando a missão, visão, valores e estratégias da empresa são conhecidos, quando os objetivos da área e de cada projeto estão claros, quando as normas e procedimentos são bem compreendidos entre os envolvidos e quando a organização pratica a liderança participativa e os colaboradores adotam a postura correspondente.
O objetivo primário da delegação é conseguir que o trabalho seja feito por outra pessoa. Não apenas tarefas simples como ler instruções e girar uma alavanca, mas também tomada de decisão e mudanças que dependem de novas informações.
Com delegação, seu pessoal tem a autoridade para reagir a situações sem ter que consultá-lo a todo instante. Veja esse exemplo bem simples:
Se você disser ao zelador para esvaziar as caixas nas terças e sextas-feiras, as caixas serão esvaziadas nas terças e sextas-feiras. Se as caixas ficarem cheias na quarta, eles serão esvaziadas somente na sexta-feira.
Se ao invés disso, você disser para esvaziar as caixas quando for necessário, o zelador ficaria livre para decidir com a freqüência disso e se adaptaria a circunstancias especiais.
Você pode sugerir um horário regular (ensine ao zelador um pouco de administração de tempo), mas ao deixar a decisão com o zelador você o estará estimulando a raciocinar e a aplicar seu próprio conhecimento local sobre o assunto.
Considere francamente: Você quer ser um expert em esvaziar caixas? Você pode escrever uma folha de instrução para cobrir todas as situações possíveis? Não seria melhor delegar isso a alguém?
Para habilitar outra pessoa para fazer o trabalho para você, você deve assegurar isto:
• ela sabe o que você quer.
• ela tem a autoridade para fazer isso.
• ela sabe como fazer isso.
Resumindo:
Aprenda escutatória – ouça mais – A ação de delegar passa necessariamente por aprender a ouvir o que o outro tem a dizer, esteja aberto para as opiniões e sugestões de seus funcionários. Assim firme um pacto, ou seja, parceria em que todos ganham.
Dê o prestígio que merecem – Evite contratar consultores, seu pessoal se for bem liderado por você dará conta do recado. Quando contratamos alguém de fora normalmente geramos insatisfações.
Transferência de abacaxis – Delegue tarefas e não somente “os abacaxis”.
Solicite sugestões – Sua equipe deve conhecer minuciosamente problemas e soluções de setores menores, dê oportunidade a eles de mostrar que “valem quanto pesam” na folha de pagamentos da empresa. Sentir-se-ão importantes.
Assim:
√- Faça uma lista das funções que se repetem sempre no trabalho;
√- Verifique quais são as tarefas que você se sente menos qualificado ou que tem menor afinidade;
√- Decida quais podem ser transferidas para seus liderados;
√- Descubra entre seus liderados, quem tem disposição suficiente e condições mínimas para assumir tais tarefas;
√- Dê ao liderado todas as condições para que ele, seja bem sucedido.
Parabéns! Agora que descentralizou a administração a organização cresce!
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sábado, 16 de janeiro de 2010
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