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terça-feira, 19 de janeiro de 2010

COMO TER UMA EXCELENTE MEMÓRIA

Não se tem idéia da leitura como hábito nos lares, esta fica em último plano ou necessidade emergencial na vida do povo brasileiro, por isso, quando as pessoas têm necessidade de prestar exames em concursos ficam desesperadas e tentando aprender em dois ou três meses o que não aprenderam à vida inteira.
O emprego está diminuindo isto é uma realidade aliada a um contingente enorme de jovens que todos os anos estão prontos para entrar no mercado de trabalho, então; vivemos um sonho: fazer e passar em um concurso público. Vários concursos são realizados todos os anos no Brasil. São inúmeras empresas e órgãos públicos federais, municipais e estaduais que abrem as portas ao ingresso de novos servidores. Desde o momento em que os jornais, a TV ou emissoras de rádio noticiam a abertura de um concurso público, todos buscam o edital em busca de informações e estudos que os habilitem a passar nas provas.
Mas como estudar e memorizar apostilas, livros e textos diversos? Como ter o “ordenamento de idéias” para fazer uma excelente redação?
Trabalhamos com um conceito que 20% de organização resulta em 80% de realização, ou seja, se você se organizar para estudar já é um bom começo, mas e organizar sua mente? É preciso disciplinas e métodos organizacionais.
Ninguém tem memória ruim esta é mais pura verdade, o que temos é memória mal treinada, memória lenta por falta de exercícios simples que podem “turbinar” sua memória.
A memorização é uma condição essencial para um estudo eficaz e para a obtenção de resultados positivos. É possível desenvolver a memorização através de algumas atitudes que facilitam o relembrar.
Um dos pré-requisitos básicos para se ter uma excelente memória é a capacidade de concentração. Essencial na hora da prova para que o aluno consiga não apenas lembrar o conteúdo estudado, mas para possibilitar os acertos das questões.
Não adianta alguém memorizar todo o conteúdo do edital, saber todo ele na hora da prova, mas ainda assim, errar as questões pelo fato de não estar concentrado na atividade que está realizando, ou seja, lhe dar um branco na hora H.
Concentração é a “não percepção de movimentos” ao nosso entorno, com exercícios variados nós conseguimos adaptar-nos, porém consideramos que um lugar tranqüilo é excelente para concentrar-se, mas de nada adiante estar no campo lendo um texto e a mente sendo bombardeada por pensamentos invasivos.
Quem estuda tem a experiência de passar horas lendo e tentando aprender um conteúdo, e quando encerram o estudo, chegam à conclusão de que esqueceram grande parte daquilo que leram. A impressão que têm é que decodificaram uma série de palavras, mas em alguns momentos suas mentes divagaram, passaram a pensar em outros assuntos. Ou seja, o ato de ler estava ocorrendo, pois os olhos estavam passando pelas letras e linhas do texto e as palavras estavam sendo decodificadas, mas o cérebro estava longe da li. Por que isso acontece? Ou ainda, por que aquele aluno que sabe todo o conteúdo, ainda assim pode errar questões na hora do teste mesmo procurando ficar atento às questões a serem respondidas?
Concentração é manter a atenção sobre um assunto determinado sem se distrair com outros pensamentos. É, aliás, uma disciplina extremamente preciosa, para o exercício de todas as nossas atividades mentais.
A busca da concentração se faz através da Atenção e da Intenção. A Intenção energisa; a intenção transforma.
Ao colocar sua atenção em algum objeto, você está concentrando sua intenção. Se a atenção diminuir, sua concentração enfraquece, desaparece e sua intenção se perde. A concentração necessita, portanto desses dois itens fortalecidos: atenção e intenção.
Quando a atenção se perde a intenção deverá desdobrar-se em vontade e transformar o desequilíbrio em força de querer. No terreno disperso da atenção, a intenção tem poder de organização infinita. Sua intenção é para o futuro, mas sua atenção é para o presente.
Tudo isto vem do querer, do interior de cada ser humano.
Alunos imaginam que ao estudarem ou ao fazerem uma prova ou ao assistirem a uma aula, precisam estar atentos à atividade que estão realizando. Isso é verdade, mas não é apenas a atenção que garante a memorização de um conteúdo ou o acerto de questões. Estar atento não é suficiente. Por exemplo, podemos ir todos os dias da nossa casa até a padaria sem errar o caminho; estarmos atentos a cada rua que precisarmos virar além de conhecer a localização da padaria. No entanto, durante o trajeto, poderemos caminhar, ao mesmo tempo em que estamos pensando nas contas a pagar, no pão quentinho e crocante que iremos comer, ou na festa que iremos logo à noite. A igrejinha que foi reformada recentemente vamos passar despercebido por ela.
É preciso trabalhar o lado direito do seu cérebro que é o hemisfério da inovação e estratégia. Vão aqui algumas dicas para exercitar o lado direito:
1- Saia da rotina em tudo;
2- Faça palavras cruzadas;
3- Tome banho de olhos fechados;
4- Pegue caneta e papel e faça contas sem calculadoras;
5- Comece a observar “o novo” com tempo e atenção redobrada.

Deus dentro de mim saúda Deus dentro de você!

Até mais

Wilson Martins
Quer saber mais sobre memorização e técnicas de leitura dinâmica? Vá ao site: www.wilsonmartins.com.br

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