As mudanças têm ocorrido de uma forma vertiginosa no mundo, este constante processo de mudanças do mercado envolvido com a globalização, tem feito às empresas buscarem novas formas de administração, tornando-se cada vez mais estrategistas, estão entendendo que Alvin Toffler está certo quando diz: “Se você não tiver uma estratégia irá fazer parte da estratégia de alguém”, talvez seja parte da estratégia do concorrente.
De um lado essa atitude vem apresentando resultados como a evolução plena do líder, aprendizado de novas habilidades coerente com este mundo veloz e comprometimento com sua carreira e os negócios da empresa.
Esse profissional tem que necessariamente conhecer noções de modelos diferenciados de liderança por isto, passa a ser importante o profissional ter, conhecer e experimentar modelos de liderança compartilhada para motivar e influenciar as pessoas.
Entre as varias habilidades do líder, uma se faz extremamente necessária, a arte de saber expressar-se, o líder deve praticar entre outras a mais bela de todas as ARTES: A arte de falar em público, “sem medo”. Aumentar a autoconfiança na apresentação pessoal e interpessoal esse é o sonho de todas as pessoas para enfrentar com sucesso os novos tempos, com material muito precioso e insubstituível nessa era em que o mundo se tornou uma “pequena aldeia” global: A comunicação entre as pessoas! Comunicação esta que tem que ser necessariamente “excelente”.
Você é do tamanho da comunicação que estabelece no cotidiano e se alguém lhe confere o momento de falar, está lhe conferindo poder.
Esta comunicação, só será válida se houver o retorno do receptor. Para que isto aconteça é importante nos conhecermos primeiro, se tudo o que foi estudado, experimentado e assimilado tiver realmente mudado nossas vidas poderá ter aplicabilidade na vida do outro. É o líder sendo visto como espelho.
As pessoas e organizações estão percebendo que os antigos Modelos de Liderança e Gestão não estão atendendo mais às suas necessidades e estão se voltando em busca de novos modelos que atendam a estas necessidades. Dentro deste processo de busca de formas mais Eficientes de Liderar Pessoas, o treinamento tem se destacado como uma das mais completas soluções para o Desenvolvimento da Liderança – senão a mais completa. As razões para isto são várias, gostaríamos de destacar uma das quais consideramos ser a principal:
Liderança técnica - O Líder técnico tem como ponto de partida o respeito incondicional pelo liderado enquanto ser humano. Isto é natural e imediatamente percebido pelo liderado – seja de uma forma consciente ou inconscientemente – o que diminui o antagonismo e as barreiras ao exercício da Liderança por parte do líder, melhorando e solidificando, desta forma, a relação de liderança. Esta melhora na Relação de Liderança, por sua vez, se traduz por um melhor aproveitamento do potencial do liderado: é esta característica em especial que tem tornado o líder técnico o modelo de liderança mais adaptado aos tempos modernos. Em uma Sociedade Globalizada e Interconectada, onde concorrência acirrada e a Alta Competitividade são as regras do jogo, a Criatividade e o Talento dos colaboradores se tornam verdadeiramente os maiores ativos de qualquer Organização – independentemente do porte, do setor ou do número de funcionários.
Você simplesmente não consegue mobilizar TALENTOS na base do chicote, este modelo colonialista ficou no passado e não podemos carregar um passado rançoso conosco, foi sucesso no passado? Jogue no lixo!
Para exercemos a liderança técnica compartilhada só é possível se houver de fato lideranças capazes de despertar o potencial para o melhor nas pessoas – e o líder treinador atende perfeitamente a esta necessidade. Isto significa que aquele chefe autoritário e carrancudo que era um verdadeiro "feitor" de escravos – e não um Gestor de Pessoas vejam bem – está hoje mais que nunca, com os seus dias contados. Isto por que este Estilo de Liderança simplesmente não funciona mais – se é que algum dia funcionou.
As Pessoas não mais suportam serem destratadas ou tratadas como peças de maquinário: elas querem e precisam ser tratadas como os seres humanos que são. Isto é Fundamental se uma Empresa quer atingir a Excelência em Atendimento ao Cliente, se ela quer colocar novos produtos e serviços no Mercado ou se ela quer se destacar perante a Concorrência sendo competitiva.
Estes processos envolvem Pessoas, e Pessoas, para serem Criativas e Produtivas, devem estar verdadeiramente comprometidas com aquilo que fazem e isto tem que partir da Liderança. Dentro deste ponto de vista, o Treinador tem se mostrado como um dos Modelos de Liderança mais eficientes para garantir o comprometimento dos liderados.
Então o líder tem que conhecer noções de treinamento, se especializar cada dia mais para se preciso for executar treinamentos. Em inúmeros casos não se justifica contratar alguém para fazer modificações e treinamentos práticos, sendo que o líder conhece bem sua empresa e seus problemas e ainda assegura sua posição ao ter a habilidade de treinar, modelar e estabelecer padrões.
Mais informações sobre o exercício da liderança? Consulte o site:
www.wilsonmartins.com.br – curso Liderar, motivar e influenciar pessoas.
Wilson Martins
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário